Logomarca Brioembryo

Tecnologia de tênis Adidas veio de camas de vaca


Tecnologia de tênis Adidas veio de camas de vaca Tênis Adidas é feito com tecnologia Infinergy (Foto: Divulgação / BASF)

Da última geração de entressolas usadas na confecção dos tênis esportivos da marca Adidas às camas de vacas, aquelas superfícies macias que equipam estábulos leiteiros mundo afora. O que os dois produtos têm em comum? A maciez da tecnologia Infinergy, criada pela BASF, empresa alemã de químicos, nos laboratórios de sua sede global, na cidade de Ludwigshafen, na Alemanha. Para os animais, ela eleva o bem-estar e, consequentemente, a produtividade de leite; nos pés humanos, oferece mais conforto e desempenho para quem é adepto das práticas esportivas, principalmente a corrida.As vacas gostam de superfícies macias para descansar. Quanto mais relaxadas, melhor a qualidade e quantidade de leite. 



Mas elas não deitam em qualquer lugar, precisam de conforto. “As camas devem ter no mínimo 10 centímetros de espessura, de material seco e macio. Ruminantes devem descansar de 10 a 14 horas por dia, fazendo com que o fornecimento de sangue seja otimizado durante o período”, explica a zootecnista especialista em bovinos de leite da Universidade Estadual de  Londrina (UEL) Carolina Muniz.

As camas feitas com a tecnologia Infinergy tiveram bons resultados nos testes realizados em laboratórios pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG, na sigla em alemão) feitos com pesos de até 10 toneladas. Agora, estão em experiência nos estábulos do órgão.

A espuma foi a primeira no mundo a usar o poliuretano termoplástico expandido – o “e-TPU” – em termos técnicos. O material é desenvolvido em pérolas que medem de 5 a 10 milímetros, que e ao serem comprimidas criam um material denso, de textura macia e acabamento resistente. Entre as principais qualidades do material está a capacidade de suportar temperaturas extremas. Pode aguentar de -20°C a mais de 40°C sem alterar sua forma ou perder a elasticidade. A fabricante afirma que a espuma não perde essas características mesmo com uso contínuo, o que confere à tecnologia a durabilidade acima da média. Também pode ser reciclado.